“Todo ser que respira louve ao Senhor!” (Sl 150.6).



Ap 5:13 E a toda [a] criatura que está dentro do céu, e na terra, e debaixo da terra, e [as] tais  que estão sobre  o mar, e a todas as (criaturas) [que estão] neles (céu, terra e mar), ouvi [eu], dizendo [elas]: "Àquele  estando- assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, [sejam] (prestados) o louvor, e a honra, e a glória, e o poder, para os séculos dos séculos."

13 Aos poucos João perde a cena de vista. A impressão da audição perdura pelo tempo maior. No final ele ainda ouve a adoração do Cordeiro por todas as criaturas. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo. A composição da expressão por quatro partes aponta para a plenitude terrena. Já por isto não seria plausível que “no céu” inclua os anjos (e mesmo Satanás e seus espíritos), embora seguramente pertençam ao mundo criado. O fato de que o mundo dos anjos não participa deste terceiro coral também se depreende do v. 14, onde os anjos anciãos novamente se prostram. Portanto, no ínterim haviam se erguido. No nt de forma alguma “céu” sempre significa o céu de Deus com seus anjos, mas com freqüência refere-se ao firmamento com o mundo dos pássaros (p. ex., Mt 6.26). Também os animais que vivem “sobre a terra” e as pessoas estão incluídas no terceiro coral. Igualmente está se pensando nas pessoas falecidas no mundo dos mortos (“debaixo da terra”). Finalmente fazem parte dele os marinheiros e os peixes grandes e pequenos “sobre o mar”. Uma vez que a igreja já participou ativamente no primeiro coral (v. 8), é cabível pensar, no v. 13, na criação terrena restante.
Porventura causa espécie que aqui até os peixes, pássaros e o gado se unam no louvor? Sobre esta questão é preciso ler passagens como os Sl 96.11,12; 98.7 e 148.7-10. “Todo ser que respira louve ao Senhor!” (Sl 150.6).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nomes de Deus e seus significados

Qual dos dois é o mais poderoso – o pecado ou a graça?.