Agora o Cordeiro Governa!
AP 6.1.2 O primeiro Selo (Primeiro Cavaleiro), 6.1,2
1 Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
2 Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
1 Novamente a divisão em capítulos não nos deveria induzir a pensarmos num corte profundo neste ponto. E vi constitui uma conexão bastante estreita com o anterior (como, p. ex., Ap 5.1,6,11), tendo o sentido de: “e vi ainda”.280 João caracteriza as cesuras profundas (nota 244) de forma diferente. No limiar do presente capítulo o leitor de forma alguma pode deixar de lado tudo o que lhe foi concedido no cap. 5. Pelo contrário, as noções ali adquiridas visam ser agora trazidas para cada versículo. Tratava-se da seguinte constatação: finalmente o mundo passou a ter um Senhor bom. A Jesus, que jamais derramou sangue alheio e que preferiu deixar que derramassem o seu próprio sangue, que tomou sobre si toda a maldade e que até o fim foi bondoso para com pessoas más, a este Cordeiro Deus conferiu todo o poder no céu e na terra para conduzir a história ao alvo. Agora seu amor crucificado e ressuscitado movimenta os fatos, não interrompendo mais a iniciativa até a notícia da conclusão em Ap 21.6. Precisamos perseverar nesta perspectiva, ainda que fatos muito estranhos se desenrolem no palco do mundo. O título diz agora: o Cordeiro governa!
Comentários
Postar um comentário